Detalhes Técnicos | Instalação – Esquadrias de Madeira

Conheça as principais partes de uma esquadria de madeira

Janelas-de-madeira-sob-medidaEsquadrias-de-madeira-guarnicoes

 

Portas e Janelas são componentes “que movimentam-se” na sua obra, ou seja, são abertos e fechados todos os dias, diversas vezes, diferentemente de paredes, pisos ou telhados, que são estáticos. Por isso é fundamental que o armazenamento e a instalação sejam feitos da maneira correta, do contrário as esquadrias não funcionarão adequadamente e pode ocorrer a perda da garantia.

Também é muito importante que, com passar dos anos, você cuide das esquadrias para garantir o funcionamento perfeito.


1 – Armazenamento, cuidados e conservação de esquadrias de madeira

– Ao chegar na obra confira se todas as esquadrias estão com as medidas corretas, de acordo com o pedido.

– NUNCA armazene as esquadrias na posição horizontal. Proteja-as para que não sejam atingidas por respingos de tintas, cimento ou qualquer outro material que possa manchar a madeira e as ferragens.

– Armazene as esquadrias em um local seco e coberto para evitar o sol e a chuva.Deixe as esquadrias na posição VERTICAL, sobre pequenas ripas de madeira, para evitar a umidade do chão (vide figura abaixo).

Manual-instalacao-esquadria-madeira-Portalmad

Armazenamento – Esquadrias de Madeira

 

Dicas para conservar  portas e janelas de madeira:

– Limpe as esquadrias semanalmente somente com um pano levemente umedecido com sabão neutro, pois a poluição e o acumulo de sujeira degradam mais rapidamente o verniz e a pintura.

– Portas internas não devem ser molhadas em nenhuma hipótese. Para limpar o chão próximo às portas utilize apenas pano umedecido. Jamais jogue água nas áreas próximas às portas.

– Pinte ou envernize periodicamente as esquadrias, de acordo com o manual do fabricante do material.

– Lubrifique periodicamente as dobradiças com algumas gotas de óleo de maquina. Cuide para o excesso de óleo não escorra na madeira causando manchas.

– Utilize grafite em pó para lubrificar os cilindros de fechadura.

– Mantenha sempre limpos os trilhos, rebaixos e canaletas e nunca deixe acumular sujeira nestes lugares.

– Na instalação ou substituição dos vidros sempre use silicone entre o vidro e o baguete para que não ocorra infiltração de água ou ar e também evitar vibrações.

– Para preservar toda a beleza da madeira é necessário um cuidado especial. Utilizando produtos de pintura de boa qualidade você precisará refazer a pintura apenas a cada 3 ou 5 anos. Produtos de baixa qualidade desgastam-se rapidamente em menos de 1 ano.

– Mantenha a madeira sempre envernizada ou pintada. Ao primeiro sinal de desgaste da pintura já se faz necessário a pintar novamente as esquadrias. NUNCA deixe que a madeira comece a ficar “acinzentada”, pois demonstra que ela já perdeu toda a camada da pintura e está começando a se deteriorar.

– Os raios solares e a poluição são os principais agentes do desgaste da pintura. Assim, esquadrias que ficam submetidas mais diretamente à ação do sol têm seu acabamento desgastado com mais rapidez.


2 – Instalação das esquadrias
Manual de Instalação de Esquadrias de Madeira

(Siga os passos seguintes atentamente para que não ocorram problemas no funcionamento da esquadria.)

1 Prepare os vãos que irão receber as esquadrias de maneira que não ocorram infiltrações de umidade por baixo da soleira da esquadria.
2 No peitoril das janelas recomenda-se deixar uma leve inclinação para que não ocorra acumulo de agua (figura 8).
3 Deixe os vãos das portas externas com pelo menos 2 cm elevados em relacao ao piso externo, para evitar acumulo de água.
4 Instale as esquadrias somente depois que as paredes já estejam pintadas, com o piso pronto e os azulejos ou outro acabamento estejam instalados, para evitar danos às esquadrias.
5 Durante a instalação cuide para não bater, riscar ou danificar a pintura e a madeira
6 Posicione a esquadria no vão de abertura utilizando calços de madeira (figura 2).
7 Com a ajuda de um prumo, um esquadro e um nível, ajuste os calços de modo que a esquadria fique nivelada, no esquadro e bem travada.
8 Teste o funcionamento da esquadria e todas as ferragens.
9 Aplicar a espuma nos pontos indicados na figura 2 (leia o manual do fabricante da espuma e siga as instruções corretamente). (Depois tem que preencher os espaços vazios para garantir isolamento térmico e acustico. Cuidar para não abaular a caixa)
10 Após a cura da espuma e com a ajuda de um estilete corte o excesso de espuma.

 

Manual-instalacao-esquadria-portas-madeira-Portalmad

 

Esquadrias com mais de 2 metros de largura devem ser calçadas por dentro com a ajuda de um pedaço de madeira (figura 3)Manual-instalacao-esquadria-madeira-Portalmad-portas

Antes da aplicação da espuma, para evitar que a espuma provoque o empenamento da caixa (figura 4).
instalacao-esquadria-madeira-Portalmad-janelas

Esquadrias com mais de 2 metros de largura devem ter a cabeceira chumbada na alvenaria com parafusos para evitar que a cabeceira empene para baixo após a instalação (figura 5).

Portas-de-madeira-instalacao

Esquadrias com mais de 2 metros de largura devem ter a cabeceira chumbada na alvenaria com parafusos para evitar que a cabeceira empene para baixo após a instalação (figura 5).

Manual - instalação de esquadrias de madeira - guarnições - batentesManual-instalacao-esquadria-madeira-7

esquadrias-de-madeira-venda-preco


Mais informações podem ser encontradas em nosso catálogo técnico e no manual de instalação nos links abaixo:

Portalmad | Manual de instalação de esquadrias de madeira
Portalmad | Catálogo técnico

Portalmad | Portas e Janelas – Indústria e Comércio de Esquadrias de Madeira Ltda

Janelas-Madeira-esquadrias-Portalmad