Qual o melhor material para sua porta de entrada? – Por PATRICIA SMANIOTTO – HOMIFY

Qual é o melhor material para a sua porta de entrada?

Patricia Smaniotto – homifyPATRICIA SMANIOTTO – HOMIFY 

A porta da entrada principal precisa ser muito bem escolhida ainda durante a construção da casa ou do apartamento. No caso da casa, é ainda mais fundamental esta escolha, já que a porta de entrada vai estar exposta às intempéries, o que não ocorre no caso de apartamentos.

Não basta, portanto, pensar na porta de entrada em função de sua beleza e adequação ao estilo geral da residência. É preciso levar em conta a segurança e a durabilidade, antes de mais nada. Por isso, a opção por um determinado material para a porta de entrada tem tanta importância.

Existem vários materiais com os quais costuma-se confeccionar portas de entrada residenciais, tais como a madeira, o metal, o alumínio e o ferro, entre outros. Algumas portas, por questões estéticas, podem apresentar uma mistura de materiais. Há também portas coloridas, geralmente em madeira, que têm função puramente decorativa, mas que podem ser bem resistentes se a madeira for maciça. Por fim, existem ainda portas-balcão, que apresentam duas folhas independentes em materiais diferentes.

 Conheça melhor esses materiais e modelos de portas de entrada e saiba como escolher a porta principal da sua casa ou apartamento!

Madeira maciça

A madeira maciça é, sem sombra de dúvidas, o melhor material para se confeccionar uma porta de entrada, especialmente se for para uma casa. A madeira maciça é a que mais resiste às intempéries e outros fatores (exposição prolongada ao sol, presença de umidade decorrente de chuvas, corrosão devido ao sal em áreas litorâneas, riscos e manchas etc). Sua solidez, por sua vez, é responsável pela maior segurança que apresenta, seja em casas ou apartamentos. Além disso, é um material de grande beleza, aconchegante e elegante, podendo apresentar os mais variados designs, desde os mais clássicos aos mais modernos, sendo perfeita para os estilos mais rústicos. Ele também é excelente no isolamento térmico e acústico. Mas é preciso lembrar que a madeira maciça exige manutenção anual, com a aplicação de diversos produtos, como vernizes e substâncias para prevenir ou eliminar pragas (cupins, por exemplo). Antes de comprar a sua porta de mandeira maciça, confira a idoneidade do fabricante, pois não há como prevenir ou solucionar empenamentos, e exija garantia. Quanto às portas folheadas, use-as apenas em ambientes internos, tanto em uma casa quanto em um apartamento.

Madeira com detalhes em ferro

Uma variação estética da porta de entrada de madeira maciça é a porta nesse material que apresenta detalhes em ferro. Geralmente são portas clássicas e muito elegantes, que imprimem sofisticação e requinte à entrada da casa ou apartamento. A manutenção tem que ser frequente, pois o ferro, embora seja um material bastante resistente, pode apresentar ferrugem se for constantemente exposto à umidade no caso de chuvas. A porta de entrada da imagem acima mescla o estilo clássico com o rústico, graças às paredes em tijolo que a circundam, formando um arco no alto. As partes das paredes pintadas de amarelo ocre conferem um toque vibrante e alegre à entrada, o que demonstra a versatilidade estética da madeira na composição com outros materiais e cores.

Madeira com ferro e vidro

A versatilidade estética da madeira maciça é tanta que ela pode ser combinada com dois ou mais materiais para atender a necessidades ou preferências do dono da casa. No caso do projeto desta casa em estilo rústico realizado pela PM Arquitetura, a porta de entrada tem folha dupla e molduras em madeira maciça, mas apresenta janelas de vidro e grades de ferro na parte superior de cada folha. O objetivo é aproveitar ao máximo a luz natural e integrar o espaço da entrada – que conta com piso de madeira de demolição, além de pedriscos e arbustos e outras plantas nas laterais – à natureza. As grades de ferro são delicadas, não obstruindo as vidraças e, ao mesmo tempo, protegendo a porta. Repare que os puxadores também são em ferro, que é um material muito usado em portas de entrada pela sua solidez e beleza.

[…]

Continua…

Artigo completo em:
https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/683172/qual-e-o-melhor-material-para-a-sua-porta-de-entrada

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *