Pesquisar
Close this search box.

Como pintar porta de madeira – Passo a passo

Saiba como pintar portas de madeira passo a passo, porque a pintura nova, pode ser uma maneira eficaz de melhorar a aparência das portas da sua casa. Entretanto, não é recomendável pintar uma porta de madeira se a folha não for de boa qualidade, ou não estiver em bom estado como, por exemplo, apresentar sinais de podridão, buracos de cupins (portas de madeira inadequada), aparentar fungos, amassados, sinais de danos, etc.

Se a porta apresentar qualquer um dos danos mencionados, ou mesmo imperfeições por baixa qualidade ou mau lixamento, a pintura irá destacar o defeito.

Como pintar portas de madeira

A pintura de portas de madeira deve ser feita com extremo cuidado e disponibilidade de tempo

  • Encontre o tipo ou modelo de porta de entrada de madeira que você precisa para sua nova obra ou reforma.
  • Conheça as portas pivotantes de madeira Portalmad, elas são lindas, entregam elegância, beleza e sofisticação à sua casa.
  • A pintura de uma porta externa de madeira, caso ela tenha instalação em clima com diferenças extremas de temperatura, pode requerer tipos especiais de tintas, consulte a Portalmad.

Ao pintar uma porta de madeira siga as recomendações:

  • Use máscara e luvas em todos os passos.
  • O passo a passo não se aplica a verniz ou laca.
  • O passo a passo se aplica aos batentes, vistas, guarnições, etc.
  • A pintura de portas maciças requer cuidados específicos ou tintas especiais, dependendo da espécie de madeira.

Pintar uma porta de madeira requer horas de dedicação e materiais de qualidade, veja os passos:

Existem alguns passos que se deve tomar para garantir um acabamento profissional, bonito e duradouro. Neste artigo, através do processo passo-a-passo, você terá ideia de como pintar uma porta de madeira em algumas horas, com materiais de primeira qualidade.

Passo 1 – Preparação da superfície da folha da porta que receberá pintura

Antes de começar a pintar, é de extrema importância limpar, lixar e preparar corretamente a porta de madeira para receber tinta.

O passo 1 envolve a remoção de todo e qualquer vestígio de tinta, verniz ou acabamento aplicado anteriormente e, a preparação de toda a superfície da folha para uma nova camada.

Então, remova todas as ferragens, fechadura, dobradiças ou acessórios. Em seguida, use um raspador e posteriormente uma lixa grossa para remover qualquer resquício de tinta ou verniz.

Pintura de portas de madeira

Exemplo de folha de porta sem sinais de impactos, rachaduras ou amassados que pode ser repintada

Caso a porta tenha rachaduras ou buracos na madeira, preencha-os com um enchimento especialmente preparado de madeira (massa ou cera) e deixe secar por algumas horas.

Quando a folha estiver lisa, livre de imperfeições e completamente seca, limpe bem a porta novamente com água e sabão neutro e deixe secar completamente.

Passo 2 – Lixamento fino

Use uma lixa fina em toda a folha de porta para corrigir quaisquer imperfeições e, ao acabar, será necessário limpar novamente a madeira com um pano úmido com água e sabão neutro. Espere a porta secar completamente e vá para o passo 3.

Passo 3 – Escolha o tipo de tinta certa para pintura de portas de madeira

Escolher a tinta correta é importante para garantir um acabamento durável e bonito. No mercado, existem diferentes tipos de tinta disponíveis para pintar portas de madeira, como as tintas à base de óleo, látex, acrílico e, tintas automotivas também servem.

Outro ponto será considerar o ambiente da porta, ou seja, se será uma porta externa ou interna a receber a pintura, bem como o tipo de madeira (maciça, laminada, compensada, etc.) e o acabamento que se deseja.

Para portas externas maciças, use uma pintura de alta qualidade que suporte as intempéries (raios solares, radiação uv, chuva, extremos de temperatura). E para as portas que ficam em áreas cobertas, podem ser usadas tintas à base de látex ou óleo.

Passo 4 – Aplicação de fundo primer compatível com a tinta escolhida

Aplicar fundo primer é de extrema importância no processo de pintura. O primer ajuda a tinta a se fixar melhor à superfície da madeira e entrega um acabamento melhor.

O primer também deve evitar que a madeira absorva uma quantidade excessiva de tinta, se isso acontecer, a tinta pode descascar ou rachar ao longo do tempo. É importante escolher um fundo primer de alta qualidade e, que seja compatível com o tipo de tinta para pintura.

Tanto o primer, como a tinta de alta qualidade, são materiais caros, por isso, evitar o desperdício é essencial.

O primer deve ser aplicado em demãos finas e uniformes, usando, de preferência, uma pistola para pintura, mas na falta, um pincel ou rolo também servem, porém, esteja ciente que será mais demorado e o acabamento não será o ideal. Após, deixe o fundo primer secar completamente por algumas horas.

Passo 5 – Início da pintura da porta de madeira

Quando o fundo primer estiver completamente seco, inicie a pintura da porta. Use uma pistola de pintura para fazer o trabalho, exceto se desejar um acabamento propositadamente mais rústico.

A pistola fará a tinta a penetrar na madeira e proporcionar um acabamento profissional, uniforme e suave. Comece pintar a porta de madeira pelas bordas ou laterais, e depois passe para o restante da folha.

Use demãos finas e uniformes e não aplique muita tinta, pois isso pode levar a levantar bolhas posteriormente. Deixe cada demão ou camada de tinta secar completamente antes de aplicar a nova.

Passo 6 – Segunda camada ou demão de tinta

A fim de conseguir acabamento liso e uniforme (mesmo no caso de tinta fosca), será necessária uma segunda camada tinta. É de extrema importância que a segunda camada seja exatamente da mesma tinta aplicada na primeira demão

Após a primeira demão completamente seca, aplique a segunda demão de tinta exatamente da mesma forma que a primeira, usando camadas finas e uniformes. Então, deixe a segunda demão secar completamente.

Passo 7 – Terceira camada ou demão de tinta (opcional)

Dependendo de fatores como tipo ou espécie de madeira, ou revestimento, pode ser necessária uma terceira demão ou camada. Elas deve ser aplicada da mesma forma que as duas primeiras.

Passo 8 – Recolocar as ferragens, dobradiças, fechadura, pinos e acessórios após pintar a porta de madeira

Quando a tinta da segunda ou terceira demão estiver completamente, você pode recolocar no lugar as ferragens, fechadura, dobradiças, pinos ou algum outro acessório.

Conclusão sobre a pintura de portas de madeira

Pintar – ou repintar – uma porta de madeira é uma maneira eficaz de melhorar a aparência da casa.

Se seguir as instruções do passo-a-passo e utilizar ferramentas e materiais corretos (materiais de alta qualidade), você pode conseguir um acabamento profissional que irá durar por muito tempo e fará com que sua porta e madeira pareça nova.

Como pintar porta de madeira

Dicas de como pintar uma porta de madeira

Em resumo, lembre-se de preparar a porta, escolher a tinta certa (de alta qualidade), aplicar um excelente fundo primer, pintar com pistola (veja acima a exceção), aplicar uma segunda demão (e uma terceira se necessária) de tinta e recolocar as ferragens.

Demanda tempo, custo moderado e muito esforço, mas vale a pena pintar, aprender como pintar uma porta de madeira, caso ela esteja em boas condições.

Caso contrário, a pintura poderá descascar, formar bolhas, enrugar ou simplesmente não ficar lisa e suave como inicialmente imaginado. Na dúvida, consulte um profissional experiente.

Compre portas de madeira de alto padrão e completas direto de fábrica:

Portalmad Portas e Janelas – Soluções completas em esquadrias de madeira de alto padrão
Vendas e entregas para todo Brasil com pagamento facilitado

Acesse os produtos Portalmad abaixo:
Portas de madeira

Portas de alto padrão externas, internas, maciças e sólidas com núcleo de madeira maciça e acabamento superior.

Janelas de madeira

Janelas de alta performance de madeira de lei com funcionamento suave, que se adaptam a projetos variados.

Painéis de madeira

Painéis de madeira ripada com espaçamento variável e painéis maciços para qualquer ambiente externo ou interno.

Brises de madeira

Fabricação de brises externos e internos de alta resistência de madeira de lei para projetos arquitetônicos específicos.

Divisórias de madeira

Divisórias de madeira para todos os estilos ambientes internos ou externos com fabricação sob medida.

Forro ripado

Forros de madeira de lei ripada, sob medida, com fabricação em módulos e venda na quantidade exata que você precisar.

Portas, janelas, brises, divisórias, painéis e forros para projetos exclusivos
Construa com inteligência
Os produtos Portalmad proporcionam beleza e elegância sob medida em lares de todo o Brasil e no exterior, elevando a experiência arquitetônica a um patamar mais elevado
0 mil+
Obras realizadas
0 anos
Garantia de fábrica

Portalmad | Portas e Janelas - Soluções completas em esquadrias de madeira

A Portalmad Portas e Janelas é empresa de destaque no Brasil no setor de esquadrias de madeira, sendo especialista na fabricação de portas de madeira, janelas de madeira, painéis, divisórias e brises de alto padrão e alto desempenho, sob medida. Tem atendimento personalizado, atende todo o Brasil e exterior e oferece melhores preços com a mais alta qualidade em portas e janelas de madeira e produtos relacionados.

Esquadrias de madeira
Não encontrou o que procura?

A portalmad fabrica Sob medida

Esquadrias de madeira sob medida de ALTO PADRÃO para seu projeto personalizado.
Portas, janelas, painéis, ripados, brises, forros, pisos e divisórias de madeira.

Descontos especiais para pedidos fechados em janeiro, fevereiro e março.