Quais são as vantagens das esquadrias de madeira?

Quem opta por instalar portas e janelas realmente funcionais em uma construção ou reforma vê as inúmeras vantagens das esquadrias de madeira sobre as aberturas fabricadas com outros materiais.

Vantagens das esquadrias de madeira

Esquadrias de madeira tem melhor isolamento termoacústico

Esquadrias de madeira são mais confortáveis em relação ao que o mercado atualmente oferece quando a questão é conforto térmico e acústico. Janelas e portas de madeira são melhores isolantes do que as fabricadas com outros materiais, principalmente se produzidas da forma correta com perfis robustos adequados e vidros mais espessos ou duplos. A madeira não é boa condutora de calor nem som, portanto é excelente como isolante termoacústico.

Mais confortáveis

A madeira também é mais confortável quanto à sensação do toque, dificilmente alguém sentirá repulsa ao tocar em uma porta ou janela de madeira, que é um material natural utilizado desde o início das civilizações para fechar vãos, tetos e outras aberturas.

Ainda temos o conforto visual, que nada mais é do que uma estética que torna um ambiente agradável e traz a sensação de bem estar. Essas são somente algumas vantagens das portas de madeira e janelas, vejamos outras a seguir.

Beleza – Portas janelas de madeira são mais bonitas do que as fabricadas com outros materiais

A madeira é naturalmente bonita, sofisticada e combina com qualquer estilo de arquitetura, seja clássico ou moderno, não importa, ela está lá. Esquadrias de madeira podem ser fabricadas em uma gama imensa de modelos onde há possibilidade, por exemplo, de pintá-las de qualquer cor. As vantagens das portas de madeira são ainda maiores quanto à possibilidade de personalização ou customização.

Portas de madeira vantagens

Esquadrias de madeira são mais sustentáveis

A madeira é sustentável e renovável. Além disso gera empregos, renda e investimentos planejados no mundo todo. É uma imensa fonte de divisas e riqueza. E não trata-se somente da sua abundância, facilidade de plantio e crescimento. A mineração de metais, por exemplo, exige uma grande quantidade energia e processos de produção químicos que são nocivos ao homem e ao ambiente, o que não ocorre com a madeira, que pode ser perfeitamente replantada no mesmo local onde foi extraída e não deixa resíduos prejudiciais.

Árvores enquanto crescem absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio. O carbono absorvido é armazenado na madeira, que se não cair e apodrecer na natureza, não volta para a atmosfera, ou seja, a madeira enquanto não apodrecer naturalmente, está segurando o carbono que voltaria para a atmosfera na forma de portas e janelas de madeira. Portanto a madeira legal, legalizada ou certificada é benéfica para o planeta.

Portas e janelas de madeira tem uma durabilidade muito grande

Esquadrias fabricadas com as espécies de madeiras corretas para os climas onde serão instaladas tem uma durabilidade (mantidas as manutenções) enorme, superando até mesmo outras fabricadas com matérias primas consideradas mais resistentes. No mundo todo existem construções antigas que atravessam séculos de idade e ainda mantém suas portas e janelas de madeira originais.

Resistência x durabilidade: o alumínio, por exemplo, não enferruja, mas entorta com muita facilidade e a madeira colada, torna-se tão resistente quanto o aço, tendo a vantagem de não enferrujar.

Resistência às variações climáticas de temperatura

Esquadrias de madeira são resistentes a quaisquer temperaturas encontradas no planeta. Não amolecem nem ficam quebradiças. É comum o uso de janelas de madeira para clima frio.

Facilidade de consertar e manutenção

Janelas e portas de madeira na maioria dos casos podem ser consertadas com um mínimo de esforço a um custo menor. Um profissional qualificado, na maioria das vezes, pode resolver o problema.

Facilidade de limpeza

Excetuando-se casos extremos, portas e janelas de madeira podem ser limpas com um simples pano úmido.

Portas e janelas de madeira tem melhor estanqueidade

Portas e janelas de madeira tem melhor estanqueidade, pois as partes das esquadrias são unidas com parafusos, colas e outros materiais especialmente desenvolvidos para isso. A utilização de borrachas de vedação, caneletas e vidros apropriados impede a entrada de vento, água, fumaça, insetos etc.

Resistência aos raios ultravioleta e corrosão

Naturalmente, os perfis de madeira são resistentes à corrosão e aos raios ultravioleta. Vidros apropriados ou com películas podem oferecer uma proteção extra ao interior.

Versatilidade de uso

Podem ser instaladas em áreas externas ou internas sem problema algum, respeitando-se o princípio da espécie correta para o clima correto e os materiais de proteção habituais, como tintas, vernizes, seladores etc.

Altamente customizáveis

Dentre as vantagens das esquadrias de madeira, uma que se destaca é a customização: o fato de serem totalmente customizáveis de acordo com os projetos e gostos pessoais dos adquirentes abre muitas possibilidades.

Custo

Considerando o conjunto das madeiras de lei e as madeiras de reflorestamento tratadas e secas adequadamente, portas e janelas de madeira tem o melhor custo benefício por todas as vantagens que oferecem

Esquadrias de madeira são atemporais

Portas e janelas de madeira são atemporais: utilizadas desde os primórdios quando erguiam-se as construções humanas mais rudimentares, até hoje nos mais avançados centros tecnológicos e de pesquisa de todos os países.

Mito sobre pragas e cupins na madeira

Utilizando esquadrias fabricadas com madeira devidamente seca, da espécie correta, adequada para o clima do local e com as proteções adequadas (seladores, tintas, vernizes) não haverá infestação de pragas. É muito importante escolher um fabricante que esteja atento a esse detalhe que lhe passe as informações corretas.

Saiba mais sobre o assunto clicando nos links abaixo:

Portal Sebrae – Resumo do dossiê

Madeira é tão resistente quanto o aço – Madeira e Construção

Supermadeira – Inovação e tecnologia

Vantagens da madeira em construções – Construção civil

Portalmad Portas e Janelas – Soluções completas em esquadrias de madeira

Portas e janelas de madeira de alto padrão

Esquadrias de madeira vantagens