Portalmad – Fábrica de portas ecológicas em madeira e janelas sob medida focada na produção esquadrias mais eficientes, sustentáveis ambientalmente, social e economicamente

A Portalmad também é fábrica de portas ecológicas em madeira e janelas mais eficientes. A empresa visa sempre atingir ou exceder as metas das leis e normas ambientais sem esquecer das responsabilidades sociais e econômicas. Fabricar portas de madeira mais duráveis, que não precisam ser substituídas por muito tempo é mais um dos compromissos da empresa.

Responsabilidade ambiental – Sustentabilidade – Responsabilidade social – Janelas e portas de madeira mais duráveis são objetivos da Portalmad

Fábrica de esquadrias de madeira - Portas de madeira sob medida

Os compromissos sociais e ambientais são abraçados por todos na empresa, que buscam sempre reduzir ou zerar o desperdício e otimizar recursos.

Os fornecedores também zelam pelo mesmo compromisso com as normas ambientais. Sabemos que tudo isso realmente faz diferença e estamos comprometidos com uma gestão socioambiental eficiente e responsável.

Fábrica de portas de madeira sob medida

Todas as espécies de madeira utilizadas pela Portalmad possuem os documentos ou certificados exigidos pelo Ibama e outros órgãos responsáveis pela fiscalização que comprovam sua origem, legalidade e sustentabilidade.

Outros produtos utilizados na fabricação de portas, janelas, brises e painéis de madeira recebem o mesmo tratamento: ferragens, tintas e vernizes – que são os melhores do mercado – também cumprem todos os requisitos exigidos e ao final garantem produtos de primeira linha com melhor qualidade e durabilidade.

A empresa trabalha em com os seguintes princípios:

Utilização de madeira de manejo sustentável
Uso de madeira legal
Comportamento ético
Respeito às normas legais
Utilização de madeira de reflorestamento
Desperdício zero
Reaproveitamento de resíduos
Economia de energia
Sustentabilidade social e ambiental

Madeira para portas e janelas – Política ambiental – Madeira legalizada

No momento de optar por um produto produzido a partir da madeira, algumas pessoas têm receio de estarem prejudicando o meio ambiente. Afinal, sempre que se fala em cortar árvores, cria-se a relação com a exploração ilegal de florestas nativas, o que não é verdade.

Parte do preconceito existente em relação à madeira também é fruto da falta de informações corretas. Na tentativa de poupar árvores do corte buscam-se alternativas que, na realidade, são mais prejudiciais ao meio ambiente. Optar por aço ou ferro, por exemplo, em muitos casos é um grande engano. Veja o gráfico abaixo:

Fábrica de janelas de madeira - SP - RJ - MG - PR - SC - RS - DF

Afinal, esses produtos não são biodegradáveis e gastam uma enorme energia para sua produção.

A madeira legalizada é uma matéria prima sustentável para fabricar portas e janelas de madeira

Madeira é matéria prima sustentável

A madeira é matéria prima que pode ser plantada, reflorestada e renovada constantemente. Outras matérias primas são extraídas da natureza e, algumas podem ser recicladas, mas não “crescem” novamente. Seu uso um dia chegará ao fim.

Além disso a madeira é uma matéria prima que “limpa” a atmosfera, pois a árvore, enquanto viva, absorve e incorpora em sua massa grande quantidade de CO2. Quando morta – se conservada para não apodrecer – a madeira é um verdadeiro depósito de carbono. Nenhuma outra matéria prima tem essa característica.

Devemos ou não fazer uso da madeira para fabricar portas e janelas?

A resposta é sim! O uso da madeira da maneira legalizada, de forma correta e responsável é muito benéfico ao planeta. Também ajuda a reverter os problemas do efeito estufa, gera empregos e renda para a população.

Ações das políticas e responsabilidades ambientais da Portalmad

  • A empresa utiliza somente madeira com DOF (Documento de Origem Florestal), onde constam todas as certificações garantindo que sua origem é legal ou de manejo florestal sustentável.
  • Desde 2005 a madeira de Eucalipto utilizada é proveniente de reflorestamentos, apresentando ótimos resultados.
  • Parte do eucalipto e outros insumos utilizado pela Portalmad é certificado pelo FSC.
  • Respeita rigorosamente todas as leis e normas ambientais, sejam municipais, estaduais ou federais.

A Portalmad recicla e reduz desperdícios na fabricação de janelas de madeira e portas

  • Todos os anos reciclamos toneladas de alumínio, papel e outros metais.
  • Desperdício ZERO: toneladas de resíduos de madeira são reutilizados em caldeiras para geração de energia limpa.
  • Temos um programa de eficiência energética que busca usar racionalmente a energia, sem desperdícios. Janelas mais eficientes são um exemplo disso.
  • Damos um tratamento adequado aos resíduos de materiais de pintura e óleos. Nada é desperdiçado.
  • Nossa Linha ecoLyptus de janelas de eucalipto de alto padrão é exemplo de sustentabilidade.

Esquadrias de madeira reutilizáveis

Nossas esquadrias são feitas para durar, por isso com o passar dos anos você pode reformar sua casa e reutilizar as portas e janelas em outras obras sem problema algum.

Reciclagem de portas e janelas

Nossas esquadrias podem ser desmontadas e suas partes de madeira podem ser reaproveitadas para fabricar outros produtos, como artesanato ou móveis. As partes de metal, vidro e alumínio também são facilmente recicláveis.

A Portalmad produz janelas mais eficientes e portas de madeira mais duráveis e fáceis de consertar

Nossos produtos são projetados para serem fáceis reparar, se necessário. Fornecemos quaisquer componentes para reparos dos produtos fabricados pela empresa, sejam de madeira ou ferragens, evitando assim desperdícios.

Linha ecoLyptus Portalmad – Janelas e portas ecológicas e sustentáveis

Fábrica de esquadrias de madeira

A ecoLyptus é uma linha nobre de madeira de reflorestamento da Portalmad que utiliza o Eucalyptus grandis como matéria prima. Existem dezenas de espécies de eucalipto e a grandis demonstrou ser a mais adequada para a produção de portas e janelas ecológicas da linha. É uma madeira fácil de trabalhar que permite um excelente acabamento e tem sua beleza comparada ao Cedro Rosa.

Linha ecoLyptus – Portas ecológicas em madeira – Janelas sustentáveis de madeira

A linha ecoLyptus de esquadrias de madeira é muito resistente e durável. A empresa utiliza o ecoLyptus para a fabricação de janelas desde 2003 e sempre obtive ótimos resultados, apresentando produtos de excelente qualidade e acabamento. O Eucalipto é uma espécie de madeira que apresenta um baixo índice de manutenção.

Janelas de eucalipto seco e selecionado tem a mesma resistência de outras madeiras de lei quando a matéria prima é escolhida, cortada, tratada e trabalhada corretamente. Além disso são janelas mais eficientes do que as fabricadas com outros materiais.

Toda a madeira de Eucalipto utilizada pela Portalmad é proveniente de florestas de reflorestamento sustentáveis.

Mitos e dúvidas sobre o uso da madeira

Madeira legal

Quando fala-se em corte de árvores, cria-se automaticamente uma relação com a exploração não adequada de florestas. Mas nem sempre isso é verdade. Este preconceito existente em relação à madeira também é fruto da falta de informação confiável.

É importante sabermos que a maior parte das áreas que estão sendo desmatadas no território brasileiro tem a finalidade de abrir novas áreas para a pecuária e agricultura.

Usar ou não usar madeira?

A questão que gira em torno do uso da madeira não é se devemos usá-la, mas como usá-la. Através do manejo de florestas e do seu cultivo consegue-se usufruir dos recursos florestais minimizando o impacto no meio ambiente.

Por quê usar madeira?

A madeira é um recurso natural com características que apresentam uma série de vantagens, principalmente quando comparamos com outras alternativas.

Vantagens das esquadrias de madeira:

  • É um recurso que pode ser constantemente renovado.
  • Biodegradável – A madeira decompõe-se naturalmente sem causar danos ao meio ambiente.
  • É reciclável e reutilizável.
  • Gasta-se menos energia na produção. Produtos de madeira gastam muito menos energia para sua fabricação do que o mesmo produto, feito com aço ou concreto. O resultado é menos dióxido de carbono na atmosfera.
  • Absorve CO2. Toda as árvores absorvem CO2, e uma árvore nova absorve mais, de uma forma mais eficiente. Assim, quando são retiradas da floresta árvores adultas, sem esperar que caiam e apodreçam, o processo de liberação de CO2 é adiado. Enquanto existir um produto de madeira, ele é um verdadeiro depósito de CO2.
  • A madeira é um ótimo isolante e quando usada em construções, pode contribuir para um gasto menor de energia para aquecimento ou resfriamento.
  • A madeira gera empregos. A indústria madeireira e toda cadeia produtiva do setor de base florestal emprega aproximadamente 6 milhões de pessoas.
  • Gera superávit na balança comercial. O setor florestal é responsável por um enorme volume de exportações.

Dicas importantes antes de comprar sua porta de madeira

Sustentabilidade
Pense consciente na hora de comprar a sua porta de madeira. Algumas indústrias de esquadrias compram madeira de origem ilegal, portanto pesquise antes de adquirir um produto que além de não ter a qualidade desejada foi produzido a partir de uma agressão à natureza.

Madeiras provenientes de reflorestamento também ajudam o planeta. Lembre-se: a degradação do nosso planeta está cada vez mais acelerada. Compre somente portas de madeira produzidas com matéria prima legal e de origem comprovada. Pense nas gerações futuras.

Eficiência, tecnologia e profissionais capacitados
Quando esses fatores se juntam em uma empresa que opera com equipamentos de ponta e profissionais capacitados, esquadrias que antes poderiam não serem consideradas de primeira linha por conta da madeira utilizada, podem se tornar de alto padrão com fino acabamento.

Fábrica de esquadrias de madeira - Porta de Entrada de Madeira - Maciça

A fabricação de portas de madeira mais duráveis é um compromisso da Portalmad

Portas e janelas de eucalipto devidamente seco e selecionado, além da beleza, tem a mesma resistência de outras madeiras quando a matéria prima é escolhida, cortada, tratada e trabalhada corretamente. Reciclar, reutilizar e reduzir o desperdício gera economia e ajuda o planeta.

O que torna a Portalmad uma fábrica de esquadrias de madeira mais eficiente e sustentável

Ações que a Fábrica de Portas e janelas toma em relação às questões ambientais:

Toda madeira utilizada na fabricação de portas e janelas pela empresa tem origem legal e comprovada com todos os documentos exigidos por lei.

Depois de aferida a umidade do estoque da empresa, ele fica armazenado em local fechado sem interferência do clima. Isso conserva a madeira que fica ideal para fabricar janelas e portas de madeira mais duráveis, evitando também o desperdício.

Em determinados modelos de portas a Portalmad utiliza sobras de madeira e faz emendas – finger – para serem usadas na fabricação de partes não aparentes dos produtos. Isso gera economia, resulta em um produto até mesmo mais forte que a madeira maciça, reduz o custo e ajuda a preservar o meio ambiente.

Resíduos provenientes da fabricação de portas e janelas que não podem ser reaproveitados, como a serragem, por exemplo, são utilizados para geração de energia.

Pedaços e resíduos de madeira que não podem ser reaproveitados são utilizados para a geração de energia em caldeiras ou para outros fins (aquecimento de lareiras e fogões). Nada é desperdiçado na fabricação de portas ecológicas de madeira, janelas mais eficientes, painéis e brises.

Portalmad Portas e Janelas – Indústria e Comércio de Esquadrias de Madeira Ltda
Soluções completas em portas de madeira mais duráveis e janelas mais eficientes de alto padrão

Janelas de eucalipto