Pesquisar
Close this search box.

Tipos de portas de madeira, como comprar e escolher

Há diversos tipos de portas de madeira à venda no mercado, portanto é necessário escolher o certo e saber como comprar, pois elas são uma escolha de ótimo custo-benefício, que entregam beleza estética, elegância e, sobretudo, funcionalidade para casas, apartamentos e empreendimentos comerciais.

Tipos de portas de madeira

Explore a seguir os tipos de portas de madeira mais comuns encontrados no Brasil, suas características, vantagens e desvantagens de cada tipo de folha, sistemas de abertura, onde comprar e como escolher, bem como outras informações importantes relacionadas a essas esquadrias de madeira tão importantes para qualquer tipo de construção.

Quanto aos tipos de portas de madeira, a princípio, são divididos em três categorias para melhor compreensão:

  1. Localização.
  2. Estrutura interna (folha).
  3. Sistema de abertura.
  • O sistema de abertura serve para portas de diferentes materiais.

Tipos de portas de madeira quanto à localização

Quanto à localização, há basicamente dois tipos de portas de madeira: portas externas de madeira e portas internas de madeira. Para fim de categorização, consideramos porta externa, qualquer uma que promova acesso ao interior de um imóvel e, cujo objetivo principal seja garantir a segurança de bens e pessoas no interior, mesmo que em áreas cobertas. Em contrapartida, as demais, são consideradas internas.

Tipos de portas de madeira

Portas que dão acesso ao interior são consideradas externas mesmo que sob áreas cobertas – Foto: Portalmad.

Tipos de folhas de portas de madeira

No Brasil, há diversos termos comumente usados para se referir a diferentes tipos de folhas de portas de madeira, sendo que as principais diferenças estão relacionadas à estrutura interna da folha da porta (núcleo) e à qualidade do material que se usa para sua fabricação.

Diferenças quanto ao tipo do núcleo da folha de porta de madeira

Quanto à estrutura da folha (núcleo), as portas de madeira podem ser divididas em 7 tipos mais comuns, para que se possa ter um melhor entendimento:

  1. Porta de madeira maciça – toda a estrutura e núcleo formam um conjunto maciço, geralmente de madeira nobre de lei.
  2. Porta sólida – possui o núcleo da folha estruturado preenchido com madeira dura sem espaços vazios.
  3. Porta sarrafeada – tem o núcleo de folha preenchido com sarrafos de madeira espaçados.
  4. Porta colmeia – possui preenchimento interno de papelão do tipo colmeia ou outro material equivalente.
  5. Porta semioca – tem mesmo tipo de núcleo da colmeia.
  6. Porta semissólida – mesmo núcleo da sarrafeada.
  7. Porta oca – seu próprio nome explica que a folha é oca por dentro.
  • Assim como ocorre com a nomenclatura, as diferenças entre tipos de portas ou suas folhas podem variar de acordo com os fabricantes ou conforme a região de uso.

Tipos de sistemas de abertura para porta de madeira

Primeiramente, é muito importante ressaltar que existem diversos tipos de sistemas de abertura para portas de madeira, como as dobradiças, pinos, trilhos para correr e diversos outros.

Porta de madeira durável

O sistema de abrir pivotante é um dos mais modernos e duráveis, além disso, entrega beleza estética e permite portas de maiores dimensões. Foto: Portalmad

No mercado nacional existem vários tipos portas de madeira disponíveis quanto ao sistema de abertura e, cada uma com características distintas, mas todas com o mesmo propósito: abrir e fechar regularmente a passagem pela abertura, demandando mínima manutenção.

Porta de abrir ou giro comum (Consulta a diversidade de modelos no site)Porta camarão de madeira
Porta pivotante de madeiraPorta dupla de madeira
Porta de correr de madeira (ou deslizante)Porta balcão de madeira
Porta sanfonadaPorta holandesa
Porta articulada de madeiraPorta com postigo
Porta pantográfica de madeiraPorta giratória (Consulta a diversidade de modelos no site)
Porta veneziana de madeiraPorta vai e vem (vaivém) (Consulta a diversidade de modelos no site)

Portas com sistema de classificação interno Portalmad

Os tipos de sistemas de abertura para portas de madeira Portalmad combinados com modelos são diferentes e servem para classificação interna da empresa. Então, possuem diversidade maior. Para que você possa saber mais sobre cada um, acesse acesse a seção portas.

Considere o tipo de espaço para instalação da porta de madeira correta

É importante considerar o tipo de espaço ou ambiente, bem como as dimensões do vão disponível, no qual a porta de madeira será instalada, pois cada sistema de abertura tem suas próprias características técnicas ou limitações estruturais.

Por fim, é fundamental escolher um tipo de porta com sistema de abertura que atenda às necessidades específicas do projeto ou do ambiente, considerando questões como estética, segurança, funcionalidade e manutenção.

Tipos de portas de madeira

Pantográficas têm um sistema de abertura com mecanismo prático, funcional e muito bonito, além disso, podem ter integradas as venezianas móveis-ajustáveis, que proporcionam controle de iluminação e ventilação – Foto: Portalmad

Vantagens das portas de madeira

Portas de madeira do tipo pivotante – Portalmad

Tipos de madeira para portas – Espécies

Quando chega a hora de escolher as portas para a casa, apartamento, empresa ou para um estabelecimento comercial, o tipo de madeira para a porta (ou espécie) é um dos fatores mais importantes para determinar a qualidade e o custo.

Porta de madeira de Peroba

Porta de Peroba antiga oriunda de construções antigas – Foto: Obra Portalmad

No Brasil, existem diversos tipos ou espécies de madeira para a fabricação de portas, conheça as suas texturas das principais disponíveis no mercado:

  • Lembramos que todas são madeiras de origem legal e de manejo sustentável, porque isso evita a exploração ilegal e prejudicial ao meio ambiente.

A madeira correta garante excelente durabilidade

Em síntese, se a madeira for do tipo nobre ou de lei, as portas têm a vantagem de maior resistência mecânica, são extremamente duráveis e demandam pouca manutenção, se comparadas com portas de outros materiais. Além disso, a manutenção é barata, simples e pode ser realizada por qualquer marceneiro com experiência.

Tipos de portas de madeira mais duráveis

Tanto a madeira de lei, madeira nobre (foto acima), assim como espécies específicas de madeiras reflorestadas especialmente selecionadas para portas, são tipos que garantem excelente durabilidade.

A madeira é um material que consegue suportar impactos, choques e cargas elevadas de pressões, então é uma ótima opção para portas de entrada, que precisam ser fortes e seguras. As portas, quando recebem verniz, pintura ou proteção adequada, suportam muito bem as intempéries, não estufam, nem empenam.

Portas de madeira sustentáveis

Modelos de portas e produtos Portalmad em exposição na FEICON – Maior feira de construção civil da América Latina.

O que caracteriza um bom tipo de porta de madeira?

Adquirir uma boa porta de madeira sempre é mais vantajoso, tanto a curto, como a médio ou longo prazo, do que optar por tipos alternativos mais baratos de qualidade inferior.

Portas de madeira de qualidade

Tipos de portas de madeira de melhor qualidade devem resistir a uma ampla variedade de climas e condições meteorológicas, bem como a pragas da natureza, cupins e fungos. Em suma, devem apresentar excelente vedação, construção forte e robusta com madeira de qualidade capaz de resistir a impactos e batidas, apresentando também alta durabilidade.

Tipos de portas de madeira de correr

Acabamento de alto padrão é outro fator que, inegavelmente, contribui para uma porta de melhor qualidade – Obra: Portalmad

Sempre considere a resistência e a durabilidade de um determinado modelo ou tipo de porta de madeira antes de comprá-lo, a fim de garantir que ela dure por muitas décadas.

Após escolher o tipo de porta de entrada de madeira, certamente ela será o destaque, seja na fachada, ao lado de fora, ou na sala, no ambiente interno.

Portanto, as opções de escolha são tantas, que só encontram limites na criatividade de arquitetos, engenheiros, projetistas, designers e demais profissionais do setor de construção e reforma. Veja, por exemplo, as casas com esquadrias de madeira de fabricação Portalmad.

Tamanho das portas

Os tamanhos podem ser divididos em duas categorias: padrão e sob medida. Quanto ao tamanho máximo de uma porta de madeira, ele pode variar e dependerá de diversos fatores como, a espécie de madeira, largura, espessura, tipo da porta, estrutura interna, ferragens, design, bem como a forma de construção.

Medidas especiais

Em geral, uma porta de madeira sob medida tem tamanho máximo de aproximadamente 1,2 metros de largura por 2,4 metros de altura, porém essas medidas diferem de região para região, um pouco para mais, ou para menos. No entanto, portas grandes de madeira especiais podem ter produção para atender aos requisitos de um tipo ou projeto específico, para aplicações residenciais, comerciais ou industriais.

Tamanhos padrões

Portas internasPortas externas
2,10 m de altura por 0,60 m ou 0,62 m2,10 m de altura por 0,80 m
2,10 m de altura por 0,70 m ou 0,72 m2,10 m de altura por 0,90 m
2,10 m de altura por 0,80 m ou 0,82 m2,10 m de altura por 1,00 m
2,10 m de altura por 0,90 m ou 0,92 m2,10 m de altura por 1,20 m
2,10 m de altura por 1,00 m2,10 m por 1,40 m ou 1,50 m

O preço varia conforme o tipo de porta de madeira

O preço no Brasil pode ter uma variação considerável na venda ao consumidor final e, depende de diversos fatores, como, por exemplo, o tipo de porta de madeira ou espécie usada na fabricação, estrutura interna, acabamento, pintura, verniz, revestimento, dimensões, etc.

Portas de madeira modulares

O tamanho da área envidraçada, espécie de madeira ou tipo de revestimento são outros fatores que podem influenciar o preço de uma porta de madeira. Foto: Obra Portalmad

Portas simples internas podem custar pouco nos tamanhos padrões, enquanto alguns tipos de portas de madeira de entrada de alta qualidade e com personalização podem custar mais caro, porém entregam durabilidade e segurança acima da média das portas de outros materiais.

  • Procure tipos de portas de madeira ou modelos com folhas fortes, robustas e fechaduras de qualidade, que dificultem a entrada ou invasão do ambiente por intrusos.
Porta de madeira revestida
  • Dependendo do tipo ou modelo, o revestimento pode encarecer ou baratear a porta, bem como aumentar ou diminuir sua durabilidade, por isso é de extrema importância, contratar um empresa especializada com conhecimento técnico.

Onde comprar todos os tipos de portas de madeira?

Comprar diferentes tipos de portas de madeira com a Portalmad é uma excelente escolha para quem busca qualidade, beleza e economia com o melhor preço para o segmento de alto padrão. Então, se você procura por essas vantagens, a Portalmad atende perfeitamente suas necessidades.

Tipos de portas de madeira

Fabricação conforme os projetos dos clientes – Porta Portalmad em exposição

Além disso, temos todo o cuidado e expertise que apenas uma empresa especializada em portas de madeira de todos os tipos e com mais de 20 anos de mercado pode oferecer. Ainda mais, ao escolher a Portalmad, você tem a garantia de estar adquirindo portas com design exclusivo, que agregam beleza, charme e elegância a qualquer ambiente.

Tipos de portas de madeira

A Portalmad tem soluções completas em quaisquer modelos e tipos de portas de madeira de alto padrão e conta com preços imbatíveis e condições de pagamento facilitadas para o segmento. Isso significa que você pode ter acesso às melhores portas do mercado, com todo o conforto e praticidade que só uma compra online através do nosso site pode oferecer.

Saiba mais sobre produtos e tipos de portas de madeira Portalmad:

  • Conheça as janelas de madeira da empresa, elas são lindas, de primeira linha, extremamente resistentes, duráveis, e também tem produção no alto padrão.
  • Painéis ripados podem ter uso em conjunto, combinando com uma variedade muito grandes de portas.
  • Divisórias de madeira para ambientes têm uso frequente como portas para separar diferentes cômodos e são uma forma inteligente de otimizar espaços.

Portalmad – Soluções completas em esquadrias de madeira de alto padrão
Portas, janelas, painéis, brises, divisórias e forros
Vendas diretas e entregas para todo Brasil

Acesse os produtos Portalmad abaixo:
Portas de madeira

Portas de alto padrão externas, internas, maciças e sólidas com núcleo de madeira maciça e acabamento superior.

Janelas de madeira

Janelas de alta performance de madeira de lei com funcionamento suave, que se adaptam a projetos variados.

Painéis de madeira

Painéis de madeira ripada com espaçamento variável e painéis maciços para qualquer ambiente externo ou interno.

Brises de madeira

Fabricação de brises externos e internos de alta resistência de madeira de lei para projetos arquitetônicos específicos.

Divisórias de madeira

Divisórias de madeira para todos os estilos ambientes internos ou externos com fabricação sob medida.

Forro ripado

Forros de madeira de lei ripada, sob medida, com fabricação em módulos e venda na quantidade exata que você precisar.

Portas, janelas, brises, divisórias, painéis e forros para projetos exclusivos
Construa com inteligência
Os produtos Portalmad proporcionam beleza e elegância sob medida em lares de todo o Brasil e no exterior, elevando a experiência arquitetônica a um patamar mais elevado
0 mil+
Obras realizadas
0 anos
Garantia de fábrica
Esquadrias de madeira
Não encontrou o que procura?

A portalmad fabrica Sob medida

Esquadrias de madeira sob medida de ALTO PADRÃO para seu projeto personalizado.
Portas, janelas, painéis, ripados, brises, forros, pisos e divisórias de madeira.

Descontos especiais para pedidos fechados em janeiro, fevereiro e março.