Qual o melhor tipo de porta? Saiba por que as melhores portas de madeira são maciças ou sólidas e fabricadas com madeira de lei

As respostas sobre qual o melhor tipo de porta para casa ou apartamento ou como escolher porta de madeira corretamente devem levar em consideração o seguinte: se a porta ficará na parte externa e sujeita às intempéries, ou na área interna do imóvel, mais protegida.

Qual o melhor tipo de porta para entrada?

Para saber qual o melhor tipo de porta de entrada e como escolher porta de madeira corretamente para não ter preocupações posteriores, a resposta leva em conta 5 fatores: segurança, durabilidade, resistência, beleza e facilidade de manutenção.

A porta de madeira de lei – madeira nobre maciça – é aquela que apresenta características de maior resistência e durabilidade, pois é mais forte que portas de alumínio ou ferro, por exemplo e, muito pouco propensa ao ataques de cupins, fungos ou insetos.

As Porta maciças não entortam facilmente como as de metais, nem enferrujam, elas são muito resistentes a arrombamentos e imunes ao ataque de pragas quando pintadas, envernizadas ou tratadas corretamente. Há portas de madeira com séculos de idade em diversas partes do mundo em perfeitas condições de uso, somente as ferragens são trocadas em determinados períodos de tempo.

Portas maciças são fáceis de consertar, um carpinteiro habilidoso pode resolver a maior parte dos problemas que exijam manutenção. Além de todos os atributos mencionados, as portas maciças tem uma beleza inigualável que não pode ser reproduzida artificialmente. Portanto, a resposta sobre qual o melhor tipo de porta para entrada não deve deixa dúvidas: portas de madeira maciça.

Qual o melhor tipo de porta interna?

Há diversos tipos ou modelos de portas internas, que podem ser divididos em dois grupos:

1 – Portas sólidas e portas de madeira maciça internas.
2 – Portas semi-ocas, ocas, semissólidas, do tipo colmeia. (Cada fabricante pode dar uma denominação diferente para esses tipos de portas.)

A resposta então deve girar em torno de 3 questões: segurança, durabilidade e resistência. Pois a questão da beleza depende somente do gosto pessoal e a questão da manutenção descarta-se, pois as portas do segundo grupo – Ocas, semi-ocas etc. – quando requerem manutenção dificilmente podem ser consertadas, pois sua estrutura interna não permite reparos em caso de danos ou de estufamento por umidade.

As portas sólidas com núcleo de madeira maciça são tão resistentes a arrombamentos quanto as maciças em virtude da sua estrutura interna ser muito rígida. Como as portas portas sólidas ou maciças se equivalem em termos de segurança, durabilidade e resistência, a escolha deverá prevalecer tão somente em relação ao preço, pois portas maciças são um pouco mais caras. Portanto considerando a relação custo/benefício, as melhores portas internas são as sólidas.

Diferenças entre portas de externas e internas

Portas externas devem ser sempre de madeira maciça, enquanto as internas podem ser sólidas, porém nada impede o uso de portas maciças internas. As fotos abaixo demonstram como são suas estruturas.

Porta maciça de madeira Portalmad – Porta sólida Portalmad

Uma exclusividade Portalmad é a porta sólida com núcleo de BLD.

Venda de portas sólidas de madeira

Porta sólida com núcleo de BLD – Portalmad

Veja também:
Diferença entre porta maciça e porta sólida.

Vantagens das portas maciças e sólidas.

Qual a melhor madeira para portas?

A resposta é que não existe uma melhor madeira para portas. As variáveis são grandes e as espécies de madeira para fabricar portas são diversas. Então, a melhor madeira para portas é aquela que adapta-se ao clima da região, que tenha resistência adequada ao fim que se propõe e que agrade o gosto pessoal ou combine com a arquitetura da casa, apartamento ou imóvel comercial.

Exemplos de madeira de lei:

Angelim
Angelim Pedra
Angelim Vermelho
Catuaba
Carvalho
Cedro Arana
Cedro Rosa
Cumaru
Imbuia
Ipê
jequitibá
louro freijó
Mogno
Peroba-Rosa

Melhor porta maciça ou sólida

Porta pivotante de madeira maciça com vidro e pino central – Obra Portalmad

Melhor porta de madeira

Porta de madeira de demolição – A Peroba Rosa é uma boa madeira para portas

Portas e janelas – esquadrias em geral – fabricadas com madeira de lei, tendem a durar muito mais, além de proporcionarem um visual elegante, único e sofisticado, que pode ser personalizado ao seu gosto. Todas as portas de madeira tem um excelente conforto térmico e acústico.

Conheça as espécies de madeira utilizadas para fabricar portas.

Onde comprar portas maciças e sólidas?

A Portalmad é fabrica de portas maciças e sólidas que atende o segmento de alto padrão de portas de madeira sob medida. Os dois tipos de portas fabricadas são as que mais tem resistência contra umidade, intempéries e contra impactos.

Melhor tipo de porta

Os melhores tipos de portas são as maciças e sólidas

Entre em contato com a Portalmad através dos canais disponíveis no blog ou no site, que a equipe técnica ajudará a esclarecer todas as dúvidas ou mesmo como escolher porta de madeira correta para o uso que ela se destina.

Portalmad Portas e Janelas – Fábrica de portas maciças e sólidas sob medida
Soluções completas em janelas de madeira, painéis e brises
Vendas com entregas para todo Brasil


Portalmad | Portas e Janelas - Soluções completas em esquadrias de madeira

A Portalmad | Portas e Janelas é uma empresa de destaque no Brasil sendo especialista na fabricação de portas de madeira, janelas de madeira, painéis e brises de alto padrão, alto desempenho e sob medida. Oferece atendimento personalizado e atende todo o Brasil e exterior com os melhores preços e alta qualidade.