Pesquisar
Close this search box.

Saiba mais sobre as cores para janelas que combinam com a fachada, sala, parede do quarto e outros ambientes da casa ou de qualquer outro imóvel. Aprenda também como combinar as principais cores de janelas de madeira, bem como suas variações de tons e texturas.

Cores para janelas
Cores para janelas — O Branco é uma excelente opção — Foto: obra portalmad

Como escolher a cor para as janelas

Pode parecer um pouco difícil como escolher a cor das janelas da casa ou de qualquer outro imóvel, quando não se tem uma referência inicial. Este artigo visa esclarecer as principais dúvidas, porém uma consulta com profissionais de arquitetura e decoração sempre é recomendável.

Janela azul
Uma janela azul transmite tranquilidade — Obra Portalmad

A cor de uma janela deve combinar com o que?

A escolha da cor de uma janela depende de diversos motivos e fatores, incluindo o estilo de arquitetura e decoração, tipo de parede ou fachada e, principalmente, gosto pessoal. Os seis passos abaixo podem indicar de maneira simples e rápida, as bases de como escolher a cor de uma abertura.

  • Primeiro — Considere as cores da pintura ou revestimento da casa, de um ambiente ou cômodo específico, antes de escolher as cores das janelas. Cores que complementam umas as outras ou que pertencem à mesma paleta, certamente criam harmonia arquitetônica e visual. Tons neutros como branco, cinza, bege, ou mesmo, tons pastéis muitas vezes combinam com quaisquer outras cores ou revestimentos.
  • Segundo — Entenda as cores complementares, pois elas estão no lado oposto do círculo cromático e podem ser usadas para criar contrastes. No entanto, sempre é importante equilibrar com as cores das janelas para evitar que se perca a harmonia arquitetônica.
  • Terceiro — Você precisa considerar as cores e texturas dos móveis ou da decoração da fachada. Escolher uma cor que irá complementar ou destacar os móveis, painéis, pedras, revestimentos ou outras aberturas já existentes, sempre é uma boa ideia.
  • Quarto — Tenha em mente o estilo que deseja criar no espaço. Cores para janelas, suaves ou neutras, geralmente entregam uma sensação relaxante, enquanto cores vibrantes transmitem energia, alegria, vitalidade, ou mesmo luxo.
  • Quinto — Leve em consideração o tamanho da parede ao escolher a cor da janela. Cores claras tendem a fazer o ambiente parecer maior, enquanto cores mais escuras podem criar uma atmosfera aconchegante.
  • Sexto — Nunca deixe de lado suas preferências pessoais de cores. Escolha uma cor que você goste ou que represente sua personalidade e seu estilo. Afinal, você e sua família, são as pessoas que viverão na residência.

Considere também jardins, paisagismo e outras áreas externas

Também é importante, ao escolher a cor das janelas, considerar áreas como jardins, estilo do paisagismo ou qualquer outro elemento externo. Além disso, lembre-se de revestimentos, pisos, calçadas e outros, para que as cores mantenham a harmonia arquitetônica e o estilo desejado.

Cores de janelas de madeira

Como as janelas de madeira podem receber pintura de qualquer cor e, se for o caso de pintura, então, basta seguir os passos indicados no título anterior.

Entretanto, se optar por cores e texturas naturais da madeira, algumas considerações devem ser tomadas.

Janela com painel
A textura e a cor da janela de madeira é a mesma do painel externo, pois são da mesma madeira — Um combinação em perfeita harmonia — Obra Portalmad

Cores de janelas de madeira escura se destacam em paredes claras e realmente ficam bonitas, transmitindo luxo, estilo refinado e elegância.

Janelas escuras
Obra Portalmad — Lumina

No entanto, a cor da janela de madeira precisa de um elemento externo ou interno para combinar. Por exemplo, uma janela de madeira de cor escura, combina e harmoniza com revestimentos de pedras, jardim, telhados escuros ou pilares de madeira.

Janela de madeira escura
Janela de madeira escura — Observe como os elementos internos (piso e móveis) e externos (jardim e porta) combinam com essa cor de janela — Obra portalmad

Em paredes escuras, as janelas de madeira de cor escura ficam discretas e elegantes, sendo que, a princípio, não se deve ter maiores preocupações com a combinação.

Cores de janelas de madeira clara seguem o caminho de combinação inverso ao das janelas escuras, explicado acima.

Janela de madeira clara
Janelas de madeira clara — Foto: Portalmad

Lembre das exceções

Contudo, sempre há exceções, e elas são muitas vezes desejadas para uma combinação especial para algum projeto arquitetônico específico. Caso haja alguma dúvida, lembre de consultar um arquiteto ou profissional do setor, pois a experiência prática e acadêmica, são muito importantes.

Cores para pintar janelas de madeira

As cores para pintar as janelas de madeira de uma casa são as mais diversas possíveis, pois esse tipo de abertura aceita qualquer cor perfeitamente. As combinações para esquadrias de madeira, podem ser as mesmas dos seis passos descritos anteriormente. Então, a única dúvida que deve pairar em torno dessa questão é sobre qual o melhor tipo de tinta para pintar janelas de madeira.

Cor branca para janela
Foto: Portalmad

Antes de escolher as cores para pintar janelas de madeira, é importante verificar qual tipo de tinta será usada. Para janelas de madeira uma boa opção é tinta esmalte à base de água com proteção, de boa qualidade, o mesmo tipo de tinta usada em portas de madeira maciça, e há marcas que oferecem 10 anos de garantia.

Cores para janelas como o marrom, cinza, branco e preto sempre são atuais

Cores de janelas como o marrom, branco, preto ou cinza sempre são atuais e nunca saem de moda. Independente se forem janelas de madeira, PVC, ou qualquer outro material, essas cores ficam bem em qualquer estilo de arquitetura porque combinam com quase tudo. Por exemplo, esquadrias brancas são atemporais e universais.

Cores para pintar janelas
Foto: Portalmad — Lumina

Se forem janelas pretas, elas também combinam com praticamente qualquer elemento arquitetônico, principalmente madeira, pois essa mistura, transmite ideia de luxo e sofisticação.

Cor preta para janelas
Foto: Portalmad — Lumina

Conclusão sobre a escolha de cores para janelas

Em suma, a escolha da cor para as janelas é importante para a definição da estética e harmonia de qualquer fachada ou ambiente.

Considerar a paleta de cores da fachada, os contrastes com outros elementos, as preferências pessoais, seguindo os seis passos indicados, fornecem orientações valiosas. A importância de consultar profissionais de arquitetura e decoração também é crucial, pois suas experiências práticas podem oferecer dicas importantes para uma escolha equilibrada de cores, e esteticamente agradável.

Janela madeira escura
Janela de madeira escura de fabricação Portalmad no alto padrão

No caso das janelas de madeira, a maior flexibilidade de cores, texturas e tons oferece diversas possibilidades, desde tons escuros que transmitem luxo até tons claros, que proporcionam uma sensação relaxante. 

Em última análise, as cores atemporais, como o marrom, branco, preto e cinza, permanecem como escolhas seguras, porque se adaptam a quaisquer estilos de arquitetura, garantindo janelas bonitas e atuais, que mantém sua beleza por muito tempo.

Portalmad Portas e Janelas — Soluções completas em esquadrias de madeira de alto padrão
Portas, janelas, divisórias, painéis, brises e forros de madeira
Vendas e entregas para todo Brasil

Acesse os produtos Portalmad abaixo:
Portas de madeira

Portas de alto padrão externas, internas, maciças e sólidas com núcleo de madeira maciça e acabamento superior.

Janelas de madeira

Janelas de alta performance de madeira de lei com funcionamento suave, que se adaptam a projetos variados.

Painéis de madeira

Painéis de madeira ripada com espaçamento variável e painéis maciços para qualquer ambiente externo ou interno.

Brises de madeira

Fabricação de brises externos e internos de alta resistência de madeira de lei para projetos arquitetônicos específicos.

Divisórias de madeira

Divisórias de madeira para todos os estilos ambientes internos ou externos com fabricação sob medida.

Forro ripado

Forros de madeira de lei ripada, sob medida, com fabricação em módulos e venda na quantidade exata que você precisar.

Portas, janelas, brises, divisórias, painéis e forros para projetos exclusivos
Construa com inteligência
Os produtos Portalmad proporcionam beleza e elegância sob medida em lares de todo o Brasil e no exterior, elevando a experiência arquitetônica a um patamar mais elevado
0 mil+
Obras realizadas
0 anos
Garantia de fábrica

Portalmad | Portas e Janelas - Soluções completas em esquadrias de madeira

A Portalmad Portas e Janelas é empresa de destaque no Brasil no setor de esquadrias de madeira, sendo especialista na fabricação de portas de madeira, janelas de madeira, painéis, divisórias e brises de alto padrão e alto desempenho, sob medida. Tem atendimento personalizado, atende todo o Brasil e exterior e oferece melhores preços com a mais alta qualidade em portas e janelas de madeira e produtos relacionados.

Esquadrias de madeira
Não encontrou o que procura?

A portalmad fabrica Sob medida

Esquadrias de madeira sob medida de ALTO PADRÃO para seu projeto personalizado.
Portas, janelas, painéis, ripados, brises, forros, pisos e divisórias de madeira.

Descontos especiais para pedidos fechados em janeiro, fevereiro e março.