Pesquisar
Close this search box.

É inegável a importância da madeira para construção de casas, prédios, edifícios comerciais e industriais, relacionados à construção civil, no Brasil e no mundo. Neste artigo você vai encontrar informações importantes e inéditas sobre o uso da madeira para construção civil, sua importância, vantagens, benefícios e história.

Madeira para construção
Portas e janelas de madeira para construção civil — Foto Portalmad

A madeira na construção civil tem uma longa história

A madeira na construção civil tem longa história e está profundamente enraizada no patrimônio cultural do Brasil e de praticamente todos os países do mundo.

Por ter uso na construção há milênios sem interrupção, a madeira é um material essencial para o desenvolvimento de muitos estilos arquitetônicos ou patrimônios culturais. Ela está presente em técnicas de construção em praticamente todos os lugares do planeta onde há árvores.

Existem evidências do uso da madeira para construção de casas há mais de 10.000 anos, veja o incrível infográfico do site Log Cabin Hub:

Atualmente arquitetos, engenheiros e outros profissionais do setor continuam a usar madeira em casas, apartamentos e prédios comerciais, a fim de preservar esse patrimônio cultural. Isso ocorre, principalmente, para inovar em estilos de construções modernas, contemporâneas e, até mesmo, minimalistas.

Vantagens da madeira para construção civil e sua importância

A madeira beneficiada tem sido o material-chave na indústria da construção civil há séculos, e continua a desempenhar papel vital em projetos de construções modernas e contemporâneas. A madeira também tem uso para reforma de propriedades — novas ou antigas — por ter vantagens e benefícios que a destacam, entre todos os outros materiais de construção.

Vantagens da madeira para construção civil
A madeira em construções de alto padrão fica simplesmente espetacular — (Loulou d’Aki para The Washington Post)

Em suma, a madeira é um importante material de construção por diversos fatores e, proporciona inúmeros benefícios e vantagens para construção de casas ou de qualquer outro tipo de imóvel, leia a seguir.

A madeira é um recurso renovável e limpo

Em primeiro lugar, a madeira é um recurso renovável, limpo e sustentável, o que a torna uma escolha ecológica para projetos de construções de todos os tipos, em todos os lugares, e com os mais diversos climas.

Ao contrário de recursos não renováveis, mas recicláveis, como aço ou concreto, as árvores podem ser replantadas, reflorestadas e cultivadas para substituir as usadas na construção, sejam elas de reflorestamento ou manejo sustentável.

Um bom exemplo do uso da madeira relacionado a esse aspecto são as portas de eucalipto, pois são totalmente ecológicas e plenamente sustentáveis. Por outro lado, como exemplo de madeiras recicláveis para decoração de casas, apartamentos, lojas, escritórios, etc., temos a madeira de demolição, largamente empregada no mundo todo.

Segundo Tim Smedley, em seu artigo publicado no site da BBC, com tradução nossa:

As estruturas de madeira permitem retirar carbono do ar e armazená-lo nas nossas casas e escritórios – levando alguns a acreditar que os edifícios de madeira são o futuro da arquitectura.

Tim Smedley
Porta de madeira para construção
Porta de madeira para construções sustentáveis de fabricação Portalmad — Eucalipto

A madeira é um material versátil

A versatilidade e durabilidade da madeira a tornam uma escolha perfeita para uma ampla gama de aplicações, de residências a prédios comerciais e industriais. Devido a sua versatilidade, a madeira para construção civil continua sendo uma escolha certeira para construtoras, arquitetos e engenheiros.

A madeira é uma matéria-prima disponível em diversos formatos, texturas, tons, cores, durezas, e pode ter uso de incontáveis maneiras na arquitetura, ou em reforma e construção

A versatilidade da madeira na construção civil também une estilos arquitetônicos modernos, clássicos e tradicionais, dessa maneira, atendendo um público consumidor muito amplo.

A madeira é biodegradável

A madeira é biodegradável e não produz poluentes nocivos, tornando-se uma escolha sustentável para o meio ambiente. Por esse motivo, muitos construtores e arquitetos atualmente estão optando por utilizar a madeira em seus projetos inovadores como forma de promover práticas construtivas sustentáveis.

A madeira é um material de construção mais leve que aço, ferro e concreto

A madeira é um material mais leve que aço, ferro e concreto, porém durável, fácil de trabalhar, podendo ser facilmente cortada, moldada e transformada em uma variedade de objetos, formas e tamanhos, tornando-se um material ideal para projetos de construção, mesmo que complexos.

A madeira tem a vantagem de ser isolante natural

A madeira é conhecida por suas propriedades de isolamento natural, o que pode ajudar a reduzir o consumo de energia nos ambientes internos. Como resultado, a madeira tornou-se uma escolha inteligente para os construtores que procuram construir casas e prédios energeticamente eficientes que sejam duráveis e esteticamente bonitos.

A madeira é um material mais econômico, mesmo para projetos de construção civil de alto padrão

Ainda mais, a madeira é um material econômico quando comparado a outros de construção, como aço ou concreto. Ela está prontamente disponível e pode ser obtida localmente, reduzindo os custos de transporte e, por consequência, as emissões de carbono.

A madeira também requer menos manutenção do que outros materiais de construção, o que pode reduzir os custos de longo prazo para os proprietários das construções. Muitos construtores, engenheiros e arquitetos estão optando por usar madeira, principalmente em projetos de alto padrão, como um meio de reduzir os custos gerais de construção e melhorar a sustentabilidade de seus edifícios.

Pré-fabricação de partes de uma casa ou edifício fora do local da obra

A madeira proporciona outra grande vantagem para casas e outros tipos de edifícios, que é a possibilidade de pré-fabricação de partes, fora do local da obra, reduzindo o desperdício material, diminuindo o tempo de construção e custo com mão de obra. Você pode saber mais sobre esses e outros benefícios em: Benefits of Wood in Construction.

A importância da madeira para construção de casas, edifícios e imóveis comerciais ou industriais do piso ao teto

A madeira é um material versátil que pode ser usado para uma ampla gama de aplicações na construção civil como, por exemplo, estruturas de sustentação, portas, janelas, painéis, forros, vigas, estruturas, telhados, paredes, pisos, assoalhos e inúmeros outros.

Prédio de madeira
Prédio de madeira em Londres, Inglaterra — (Créditos: bbc.com e Daniel Shearing)

Sem dúvida, a madeira pode ter uso em tudo, desde o piso ao teto, sendo uma escolha eficiente para projetos arquitetônicos de construções de diversos tipos, tamanhos e padrões. Da mesma forma, a madeira na construção civil pode ser utilizada em uma variedade de acabamentos e revestimentos, e receber pintura, verniz ou proteção para aumentar sua durabilidade e resistência às intempéries.

A importância das portas e janelas de madeira na construção civil

As portas e janelas de madeira são aberturas essenciais na construção civil, oferecendo inúmeras vantagens em relação a outros materiais. Além da beleza estética, a madeira é um material naturalmente resistente, durável, sustentável e de melhor desempenho para isolamento térmico e acústico, se tornando uma ótima escolha para a fabricação de portas e janelas para casas, prédios e outras estruturas.

Exemplos:

  • Uma porta de madeira maciça, por exemplo, entrega elevada resistência e segurança extra.
  • A porta sólida (de madeira engenheirada) é tão boa quanto as portas de outros materiais em relação a propagação de chamas e isolamento acústico.
  • Janelas de madeira, quando utilizam os vidros corretos, também proporcionam excelente isolamento, além disso, são sustentáveis e têm grande valor estético, principalmente na arquitetura de alto padrão, que preza pela harmonia com as cores da natureza.

Tipos de madeira para construção

Não entraremos no mérito de quais são as espécies ou tipos de madeiras para construção de melhor desempenho, porque pois cada região ou país pode ter uma que melhor se adapte às suas condições locais. Basicamente existem dois tipos de madeira para construção: madeiras duras e madeiras macias, porém é importante salientar que cada tipo ou espécie tem características e usos próprios.

Tipos de madeira para construção
Diversos tipos de madeiras têm uso na construção civil e manufatura, sendo divididos em duas categorias: madeiras duras e madeira macias — Foto: Portalmad

Conclusão sobre as vantagens da madeira para construção civil

Concluindo, a grande importância da madeira na construção civil se justifica, por ela ser um recurso renovável, econômico e ecologicamente correta para projetos de todos os tamanhos.

Sua durabilidade, versatilidade e custo-benefício a tornam um material ideal para uma ampla gama de aplicações na construção. A madeira também tem uma rica história cultural que continua a influenciar o design moderno e contemporâneo de construção e técnicas de construção. Por todas essas razões e muito mais, a madeira é uma ótima escolha para construtores e arquitetos, e sua importância na indústria da construção certamente continuará por muitos anos.

Portalmad Portas e Janelas – Soluções completas em esquadrias de madeira de alto padrão, divisórias, painéis, brises e forros de madeira
Vendas e entregas para todo Brasil e exterior

Acesse os produtos Portalmad abaixo:
Portas de madeira

Portas de alto padrão externas, internas, maciças e sólidas com núcleo de madeira maciça e acabamento superior.

Janelas de madeira

Janelas de alta performance de madeira de lei com funcionamento suave, que se adaptam a projetos variados.

Painéis de madeira

Painéis de madeira ripada com espaçamento variável e painéis maciços para qualquer ambiente externo ou interno.

Brises de madeira

Fabricação de brises externos e internos de alta resistência de madeira de lei para projetos arquitetônicos específicos.

Divisórias de madeira

Divisórias de madeira para todos os estilos ambientes internos ou externos com fabricação sob medida.

Forro ripado

Forros de madeira de lei ripada, sob medida, com fabricação em módulos e venda na quantidade exata que você precisar.

Portas, janelas, brises, divisórias, painéis e forros para projetos exclusivos
Construa com inteligência
Os produtos Portalmad proporcionam beleza e elegância sob medida em lares de todo o Brasil e no exterior, elevando a experiência arquitetônica a um patamar mais elevado
0 mil+
Obras realizadas
0 anos
Garantia de fábrica

Portalmad | Portas e Janelas - Soluções completas em esquadrias de madeira

A Portalmad Portas e Janelas é empresa de destaque no Brasil no setor de esquadrias de madeira, sendo especialista na fabricação de portas de madeira, janelas de madeira, painéis, divisórias e brises de alto padrão e alto desempenho, sob medida. Tem atendimento personalizado, atende todo o Brasil e exterior e oferece melhores preços com a mais alta qualidade em portas e janelas de madeira e produtos relacionados.

Esquadrias de madeira
Não encontrou o que procura?

A portalmad fabrica Sob medida

Esquadrias de madeira sob medida de ALTO PADRÃO para seu projeto personalizado.
Portas, janelas, painéis, ripados, brises, forros, pisos e divisórias de madeira.

Descontos especiais para pedidos fechados em janeiro, fevereiro e março.