Pesquisar
Close this search box.

Conheça os principais tipos de esquadrias na arquitetura utilizadas para construção de casas, apartamentos, prédios, edifícios comerciais e industriais. Saiba como escolher os tipos de esquadrias adequados para construção ou reforma, conheça as especificações técnicas mais comuns e aprenda a diferenciar tipologias e sistemas de funcionamento.

Tipos de esquadrias
As pivotantes são um dos tipos de esquadrias de maior uso na arquitetura — Foto: obra Portalmad

Tipos de esquadrias — Tipologia

Os tipos de esquadrias mais comuns atualmente são portas e janelas com sistemas de abertura de giro (abrir), pivotante, correr, basculante, guilhotina, articulada (camarão) e maxim ar. Então, este artigo analisará tanto cada tipologia de esquadrias, bem como alguns casos de uso dos principais sistemas de funcionamento de aberturas.

Tipologias das esquadrias
A tipologia das esquadrias pode variar conforme o país ou região — Foto: obra Portalmad/Lumina

De abrir (Giro)

O tipo de esquadria mais utilizado é o de abrir, também conhecido como giro, pois tem funcionamento simples via dobradiças e requer pouca manutenção. São janelas ou portas com uma ou duas folhas, que giram presas em dobradiças abrindo para fora ou para dentro.

Porta de giro
Porta de giro (abrir) simples com dobradiças — Foto: Portalmad

A porta dupla, por exemplo, é um tipo de esquadria de abrir muito usada em casas, escritórios, lojas e outros ambientes.

A janela de abrir de madeira tradicional está recuperando espaço na arquitetura, principalmente pela maior qualidade e durabilidade das madeiras sustentáveis, como o Eucalipto premium.

Janela de abrir
Janela de abrir tradicional de madeira sustentável — Foto: exposição Portalmad

Esquadrias pivotantes

Esquadrias pivotantes não possuem dobradiças, então o movimento de abrir funciona por meio de pinos, conhecidos como pivôs. Há dois tipos de esquadrias pivotantes: janelas e portas. Sem dúvida, a porta pivotante de madeira é atualmente a de maior uso por ser resistente, moderna e oferecer funcionamento suave com ótimo custo e benefício.

Tipos de esquadrias
Em esquadrias do tipo pivotante não há dobradiças, mas um pivô (pino) que adentra na folha da porta — Foto: obra Portalmad

A janela pivotante também tem a conveniência do sistema de pivô, proporcionando praticidade e, além disso, segurança reforçada.

Tipos de esquadrias de correr

Esquadrias de correr têm funcionamento e instalação sobre trilhos específicos para poderem deslizar sem dificuldade. Elas são conhecidas como portas e janelas deslizantes. Esse tipo de esquadria também pode correr de forma suspensa em cima, por meio de trilhos, sem tocar o chão ou piso.

Tipos de esquadrias de correr
Os diversos tipos de esquadrias de correr podem contém trilhos na parte superior (em cima) ou no piso (chão) — Foto: Portalmad

A porta de correr de madeira é um tipo clássico de esquadria deslizante, usada no mundo todo. As esquadrias de correr podem deslizar por fora ou por dentro da parede, sendo outro exemplo clássico, a porta de correr embutida.

Tipos de esquadrias deslizantes
Existem diversos modelos e tipos de esquadrias deslizantes para diferentes estilos de arquitetura — Foto: obra Portalmad

Esquadrias do tipo basculante

Esquadrias basculantes têm sistema de funcionamento via báscula, abrindo para cima e fechando para baixo com movimento de empurrar feito com a mão. Os tipos de esquadrias com movimento via báscula mais utilizados são as janelas basculantes de madeira, por conta de seu funcionamento suave e grande resistência mecânica. Esquadrias basculantes têm uso geralmente em banheiros, também como janela para cozinha e área de serviço ou, na forma de portões de garagem.

Guilhotina

Com fabricação na forma de janelas, as esquadrias guilhotina podem variar no tamanho e número de folhas, porém mantendo sua estrutura básica com folhas fixas em cima.

Esquadrias guilhotina
As folhas superiores geralmente são fixas enquanto as inferiores se movem para cima e para baixo, formando uma espécie de guilhotina — Foto: Adobe

O tipo de esquadria mais tradicional dessa linha é a janela guilhotina de madeira, usada em casas de fazenda, campo, ranchos ou edifícios de estilo antigo.

Maxim ar

A janela maxim ar é um tipo de esquadria semelhante à janela com báscula, porém com abertura até 90 graus para fora, proporcionando mais iluminação e ventilação. Assim como as basculantes, ela tem uso em cozinhas, banheiros, áreas de serviço e até mesmo salas pequenas.

Esquadrias tipo maxim ar
Maxim ar Portalmad em madeira sustentável e fabricação no alto padrão

Portas e janelas camarão

Esquadrias camarão, articuladas ou sanfonadas são muito semelhantes entre si, sendo que a maior diferença entre elas ocorre quanto ao número de folhas dobráveis.

Esquadrias tipologia
Esquadrias dos tipos articuladas, camarão ou sanfonadas são semelhantes entre si e a tipologia pode mudar conforme a região ou país — Foto: exposição Portalmad

A porta camarão de madeira, por exemplo, tem uso em ambientes internos e nos mais diversos estilos de arquitetura e tipos de casas, apartamentos e imóveis comerciais.

Por sua vez, a janela camarão tem maior uso em casas, principalmente nos quartos, porque é versátil, pode ser combinada com folhas de correr e conter venezianas.

Tipos de esquadrias quanto aos materiais de fabricação

Os principais tipos de esquadrias, quanto aos materiais para sua fabricação são a madeira, o PVC e o alumínio.

A escolha dos tipos de materiais para esquadrias, geralmente depende de preferências estéticas, do valor, dos requisitos de isolamento térmico, acústico e durabilidade.

Madeira

As esquadrias de madeira são modernas e extremamente resistentes, de baixa manutenção, entregam uma aparência natural e aconchegante, além disso, combinam com os mais diversos estilos arquitetônicos. Ainda mais, a madeira é um excelente isolante térmico e acústico, isso ajuda a manter a temperatura agradável no interior do ambiente, reduzindo custos com energia para aquecimento ou resfriamento.

Tipos de esquadrias
A madeira entrega uma beleza natural única e combina com os mais diversos estilos arquitetônico — Foto: obra portalmad

A madeira de manejo sustentável ou reflorestamento também é um material natural ecologicamente correto que pode ser renovável.

PVC

Esquadrias de PVC também são de baixa manutenção e não necessitam de pintura ou verniz, o que ajuda a reduzir os custos da obra. O PVC oferece um ótimo isolamento térmico e, assim como a madeira, diversidade de cores e texturas.

Tipos de esquadrias de pvc
O PVC amadeirado também permite a criação de ambientes ou fachadas com a estética da beleza da madeira — Foto: Lumina PVC / Portalmad

Alumínio

O alumínio é um material durável, o que o torna ideal para obras grandes, como prédios comerciais ou empresas. Assim como o PVC, o alumínio não necessita de pintura.

Tipos de esquadrias de alumínio
O alumínio é uma solução consistente para grandes edifícios — Foto: Adobe

Principais tipos de esquadrias — Conclusão

Após conhecer os principais tipos de esquadrias e seus materiais de fabricação, como a madeira, o PVC e alumínio, é importante considerar não apenas a estética. Então, considere também a resistência, a facilidade de manutenção, o isolamento térmico e acústico ao escolher as esquadrias adequadas para seu projeto de construção ou reforma.

Com estas informações técnicas, você fica melhor preparados para tomar decisões e garantir que as esquadrias atendam às suas necessidades e expectativas.

Portalmad Portas e Janelas — Soluções completas em esquadrias de madeira, divisórias, painéis, forros ripados, brises e muxarabis

VENDAS E ENTREGAS PARA TODO BRASIL

Acesse os produtos Portalmad abaixo:
Portas de madeira

Portas de alto padrão externas, internas, maciças e sólidas com núcleo de madeira maciça e acabamento superior.

Janelas de madeira

Janelas de alta performance de madeira de lei com funcionamento suave, que se adaptam a projetos variados.

Painéis de madeira

Painéis de madeira ripada com espaçamento variável e painéis maciços para qualquer ambiente externo ou interno.

Brises de madeira

Fabricação de brises externos e internos de alta resistência de madeira de lei para projetos arquitetônicos específicos.

Divisórias de madeira

Divisórias de madeira para todos os estilos ambientes internos ou externos com fabricação sob medida.

Forro ripado

Forros de madeira de lei ripada, sob medida, com fabricação em módulos e venda na quantidade exata que você precisar.

Portas, janelas, brises, divisórias, painéis e forros para projetos exclusivos
Construa com inteligência
Os produtos Portalmad proporcionam beleza e elegância sob medida em lares de todo o Brasil e no exterior, elevando a experiência arquitetônica a um patamar mais elevado
Obras realizadas
0 mil+
Garantia de fábrica
0 anos

Portalmad | Portas e Janelas - Soluções completas em esquadrias de madeira

A Portalmad Portas e Janelas é empresa de destaque no Brasil no setor de esquadrias de madeira, sendo especialista na fabricação de portas de madeira, janelas de madeira, painéis, divisórias e brises de alto padrão e alto desempenho, sob medida. Tem atendimento personalizado, atende todo o Brasil e exterior e oferece melhores preços com a mais alta qualidade em portas e janelas de madeira e produtos relacionados.

Esquadrias de madeira
Não encontrou o que procura?

A portalmad fabrica Sob medida

Esquadrias de madeira sob medida de ALTO PADRÃO para seu projeto personalizado.
Portas, janelas, painéis, ripados, brises, forros, pisos e divisórias de madeira.

Descontos especiais para pedidos fechados em março, abril e maio.