Conheça os principais tipos de esquadrias na arquitetura utilizadas para construção de casas, apartamentos, prédios, edifícios comerciais e industriais. Saiba como escolher os tipos de esquadrias adequados para construção ou reforma, conheça as especificações técnicas mais comuns e aprenda a diferenciar tipologias e sistemas de funcionamento.
Tipos de esquadrias — Tipologia
Os tipos de esquadrias mais comuns atualmente são portas e janelas com sistemas de abertura de giro (abrir), pivotante, correr, basculante, guilhotina, articulada (camarão) e maxim ar. Então, este artigo analisará tanto cada tipologia de esquadrias, bem como alguns casos de uso dos principais sistemas de funcionamento de aberturas.
De abrir (Giro)
O tipo de esquadria mais utilizado é o de abrir, também conhecido como giro, pois tem funcionamento simples via dobradiças e requer pouca manutenção. São janelas ou portas com uma ou duas folhas, que giram presas em dobradiças abrindo para fora ou para dentro.
A porta dupla, por exemplo, é um tipo de esquadria de abrir muito usada em casas, escritórios, lojas e outros ambientes.
A janela de abrir de madeira tradicional está recuperando espaço na arquitetura, principalmente pela maior qualidade e durabilidade das madeiras sustentáveis, como o Eucalipto premium.
Esquadrias pivotantes
Esquadrias pivotantes não possuem dobradiças, então o movimento de abrir funciona por meio de pinos, conhecidos como pivôs. Há dois tipos de esquadrias pivotantes: janelas e portas. Sem dúvida, a porta pivotante de madeira é atualmente a de maior uso por ser resistente, moderna e oferecer funcionamento suave com ótimo custo e benefício.

A janela pivotante também tem a conveniência do sistema de pivô, proporcionando praticidade e, além disso, segurança reforçada.
Tipos de esquadrias de correr
Esquadrias de correr têm funcionamento e instalação sobre trilhos específicos para poderem deslizar sem dificuldade. Elas são conhecidas como portas e janelas deslizantes. Esse tipo de esquadria também pode correr de forma suspensa em cima, por meio de trilhos, sem tocar o chão ou piso.
A porta de correr de madeira é um tipo clássico de esquadria deslizante, usada no mundo todo. As esquadrias de correr podem deslizar por fora ou por dentro da parede, sendo outro exemplo clássico, a porta de correr embutida.
Esquadrias do tipo basculante
Esquadrias basculantes têm sistema de funcionamento via báscula, abrindo para cima e fechando para baixo com movimento de empurrar feito com a mão. Os tipos de esquadrias com movimento via báscula mais utilizados são as janelas basculantes de madeira, por conta de seu funcionamento suave e grande resistência mecânica. Esquadrias basculantes têm uso geralmente em banheiros, também como janela para cozinha e área de serviço ou, na forma de portões de garagem.
Guilhotina
Com fabricação na forma de janelas, as esquadrias guilhotina podem variar no tamanho e número de folhas, porém mantendo sua estrutura básica com folhas fixas em cima.
O tipo de esquadria mais tradicional dessa linha é a janela guilhotina de madeira, usada em casas de fazenda, campo, ranchos ou edifícios de estilo antigo.
Maxim ar
A janela maxim ar é um tipo de esquadria semelhante à janela com báscula, porém com abertura até 90 graus para fora, proporcionando mais iluminação e ventilação. Assim como as basculantes, ela tem uso em cozinhas, banheiros, áreas de serviço e até mesmo salas pequenas.
Portas e janelas camarão
Esquadrias camarão, articuladas ou sanfonadas são muito semelhantes entre si, sendo que a maior diferença entre elas ocorre quanto ao número de folhas dobráveis.
A porta camarão de madeira, por exemplo, tem uso em ambientes internos e nos mais diversos estilos de arquitetura e tipos de casas, apartamentos e imóveis comerciais.
Por sua vez, a janela camarão tem maior uso em casas, principalmente nos quartos, porque é versátil, pode ser combinada com folhas de correr e conter venezianas.
Tipos de esquadrias quanto aos materiais de fabricação
Os principais tipos de esquadrias, quanto aos materiais para sua fabricação são a madeira, o PVC e o alumínio.
A escolha dos tipos de materiais para esquadrias, geralmente depende de preferências estéticas, do valor, dos requisitos de isolamento térmico, acústico e durabilidade.
Madeira
As esquadrias de madeira são modernas e extremamente resistentes, de baixa manutenção, entregam uma aparência natural e aconchegante, além disso, combinam com os mais diversos estilos arquitetônicos. Ainda mais, a madeira é um excelente isolante térmico e acústico, isso ajuda a manter a temperatura agradável no interior do ambiente, reduzindo custos com energia para aquecimento ou resfriamento.
A madeira de manejo sustentável ou reflorestamento também é um material natural ecologicamente correto que pode ser renovável.
- Conheça todas as vantagens das esquadrias de madeira!
PVC
Esquadrias de PVC também são de baixa manutenção e não necessitam de pintura ou verniz, o que ajuda a reduzir os custos da obra. O PVC oferece um ótimo isolamento térmico e, assim como a madeira, diversidade de cores e texturas.
Alumínio
O alumínio é um material durável, o que o torna ideal para obras grandes, como prédios comerciais ou empresas. Assim como o PVC, o alumínio não necessita de pintura.
Principais tipos de esquadrias — Conclusão
Após conhecer os principais tipos de esquadrias e seus materiais de fabricação, como a madeira, o PVC e alumínio, é importante considerar não apenas a estética. Então, considere também a resistência, a facilidade de manutenção, o isolamento térmico e acústico ao escolher as esquadrias adequadas para seu projeto de construção ou reforma.
Com estas informações técnicas, você fica melhor preparados para tomar decisões e garantir que as esquadrias atendam às suas necessidades e expectativas.
Portalmad Portas e Janelas — Soluções completas em esquadrias de madeira, divisórias, painéis, forros ripados, brises e muxarabis
VENDAS E ENTREGAS PARA TODO BRASIL